NÃO-ME-TOQUE – Combate à Dengue, não deixe esta ideia parada

Postado em 22 dezembro 2014 07:12 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Autoridades sanitárias estão em alerta pela rapidez com que a infestação pelo mosquito transmissor da dengue avança na região e pela proximidade com municípios onde foram registrados casos da doença.  Em Não-Me-Toque, que conta com seis agentes de campo, já foram contabilizados mais de 200 focos do mosquito. Os locais onde mais são encontradas larvas do inseto são caixas d’agua, pneus, piscinas plásticas, tonéis e pequenos recipientes em depósitos de lixo, o que revela a pouca preocupação da população com o risco de uma epidemia.

Segundo o Secretário de Saúde de Não-Me-Toque, Marco Costa, o controle está sendo difícil pelo descuido com os locais onde há água parada. “O tempo da fase de ovo até o nascimento do mosquito é de apenas 10 dias e neste período chuvoso multiplicam-se os locais propícios à proliferação do mosquito. É muito importante que cada morador faça sua vistoria no seu imóvel e auxilie na conscientização de todos” destaca o Secretário, apelando pela ajuda da população.

Tendo em vista a necessidade de uma maior colaboração da população, a equipe da Secretaria de Saúde realizou na terça-feira (16) e quarta-feira (17), uma campanha de distribuição de material educativo para os funcionários das empresas Jan e Stara, com maneiras de prevenir e combater os focos do mosquito.

Outras ações vem sendo desenvolvidas no Município, como palestras nas escolas, distribuição de material informativo, aplicação de larvicida, campanhas de recolhimento de lixo e a realização do dia D de combate à dengue. A campanha permanente de conscientização é feita através dos meios de comunicação e orientação pelos agentes de combate a endemias.

A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Enfermeira Liliane Erpen, lembra que a dengue é uma doença epidêmica e que, se uma pessoa infectada transitar pelo município, a chance de desenvolvimento de uma epidemia de difícil controle é alta, além de considerar que a dengue em suas formas mais violentas pode matar em poucos dias.

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Não Me Toque)

Postado em 22 dezembro 2014 07:12 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop