Veja o futuro que o Japão previa em 1969

Postado em 13 agosto 2012 07:41 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Computadores são cada vez mais importantes em nossas vidas. Trabalho, casa e até nas ruas eles são necessários. Não conseguimos mais viver em um mundo sem eles. E o Japão previa isso, em 1969, quando começou a lançar uma série de revistas que descreviam e mostravam como o futuro (esse, em que vivemos agora) seria. Essa semana, diversos blogs japoneses estão redescobrindo essas revistas e comentando sobre seus acertos, erros e, porque não, rindo de certas ideias presas a uma cultura de mais de 40 anos atrás. Veja a seguir algumas dessas imagens.

Educação
Uma das imagens mostrava mostra uma sala de aula. É interessante notar que os computadores dos alunos são grandes e com uma aparência antiga. Nem se comparam com os notebooks que existem home. A professora, no entanto, é virtual. Hoje existem aulas à distância, o que significa que eles chegaram perto. Mas o cômico é ver uma série de robôs que rondam o ambiente castigando fisicamente os alunos malcriados. Estamos longe de uma inteligência artificial desse tipo. E os castigos físicos acabaram há anos nas escolas.

Moradia
A casa do futuro, na visão dos japoneses, é muito parecida com a nossa. Não na estética (ou nas roupas extravagantes), mas ao menos na ideia principal. O pai conversa em um telefone com tela para ver quem está do outro lado, parecido com os hangouts existentes na internet ou conversas em smartphones e tablets de ponta. A mãe usa um computador (velho para nós, mas ainda assim mostra a ideia de uma máquina dessas em cada lar). A criança se diverte em uma televisão 3D. Ok, levando em consideração as devidas proporções, eles até acertaram. Menos na data para a façanha: 1989.

Medicina
Talvez a mais interessante, pois a imagem previa uma sala de cirurgia parecida com a atual. Parecida, apenas, pois muitas salas são bem mais avançadas do que as propostas nas revistas japonesas. O médico vê tudo o que acontece por dentro da pessoa por uma câmera e pode escolher as melhores opções durante a cirurgia. O paciente tem tudo à sua volta, para o caso de qualquer problema que possa surgir. Só não existem ainda robôs que realizem a cirurgia sozinhos. Em alguns casos, máquinas fazem boa parte do trabalho, mas os médicos ainda são extremamente importantes no controle dessas máquinas.

Robôs
Um dos grandes sonhos do homem, o robô com Inteligência Artificial e parecido com um ser humano ainda não foi criado. Diversos engenheiros trabalham para criar máquinas cada vez mais parecidas com o homem, mas ainda está longe daquilo que o Japão previu.

Kotaku e Toaster News

 

Postado em 13 agosto 2012 07:41 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop