Cálculos são usados para identificar origem de boatos online

Postado em 13 agosto 2012 07:30 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Muito antes das redes sociais, os boatos corriam entre as pessoas sem que jamais fosse possível detectar sua origem. Esse fenômeno tomou proporções incontroláveis com o advento da internet, especialmente a partir do fortalecimento das redes sociais. Agora, porém, é possível utilizar soluções matemáticas para descobrir o início de um rumor online, explica uma reportagem do El País.

O cálculo se baseia no número de usuários que reproduziram a informação e aplica critérios como o tempo de recepção e a quantidade de pessoas vinculadas à fofoca, ordenando os dados por relevância, para encontrar sua origem. É possível descobrir como surgiu um apelido, por exemplo, a partir da análise de dados das primeiras ocorrências do nome entre um grupo de amigos.

O método utilizado pode ter ainda outras aplicações, garante seu criador, Pedro Pinto, do Laboratório de Comunicações Audiovisuais da Espanha. Sem explicar os detalhes, ele sugere que o algoritmo pode ser empregado para rastrear o surgimento de uma epidemia e até chegar ao núcleo de uma organização terrorista. Além dos rumores, informações importantes poderiam ser decifradas na rede com o uso desse cálculo.

Terra

Postado em 13 agosto 2012 07:30 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop