Imaculada participa do debate da Reestruturação do Curso Normal na Capital

Postado em 08 agosto 2012 08:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

TAPERA – A professora do Curso Normal, Maria Denize Vinchiguerra; a coordenadora pedagógica, Carla Yora; e a diretora Luciana Rizzi, participaram nos dias 02 e 03 de agosto, do Encontro Estadual que debateu as ementas que vão definir a matriz curricular básica do Curso Normal na reestruturação do Ensino Médio que está em implantação na rede estadual de ensino. A proposta é que o curso seja composto pelas seguintes disciplinas: Filosofia da educação, história da educação, sociologia da educação, psicologia da educação, estrutura e funcionamento da educação básica, Libras, além das Didáticas.

As ementas das disciplinas foram sistematizadas ao longo do encontro. A assessora para o Ensino Médio na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Vera Maria Ferreira, enfatizou a importância do processo de debates para a definição da matriz curricular. “Trata-se de uma proposta consensual, discutida, e esta construção coletiva vai garantir consistência ao currículo”, disse.

A reestruturação do Ensino Médio, no que se refere ao Curso Normal, propõe a articulação de uma formação geral sólida, que advém de uma integração com o nível de Ensino Fundamental, a uma parte diversificada e de uma formação profissional estruturada em dois eixos, educação e conhecimento e conhecimentos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental e de suas práticas voltadas à formação do educador-pesquisador. É a parte da formação do educador que está em debate no encontro estadual.

Na rede estadual, 98 escolas oferecem o Curso Normal. Representantes dessas 98 escolas e das Coordenadorias Regionais de Educação foram os participantes do encontro que se realizou no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFRGS, em Porto Alegre.

Postado em 08 agosto 2012 08:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop