Inicia a capacitação para elaboração do Plano de Saneamento Básico

Postado em 07 agosto 2012 10:46 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

TAPERA – Técnicos de 23 municípios que pertencem à AMAJA, e integram o COMAJA, iniciaram nesta segunda-feira (06), em Tapera, a capacitação para a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento, com previsão de duração de 12 meses, com módulos sempre nas últimas segundas-feiras de cada mês. Serão nove etapas distribuídas em três fases, capacitando os comitês municipais a elaborar seus próprios planos de acordo com as peculiaridades de cada um.

A capacitação está sendo ministrada por técnicos da Inova Ambiental, empresa vencedora da licitação para assessorar os municípios.

As metas dessa capacitação serão desenvolvidas setorialmente, passando pela explanação do plano de trabalho, levantamento de dados, legais e técnicos, diagnóstico, prognóstico, programas e finalmente a elaboração final dos documentos.

A metodologia da capacitação contempla discutição, avaliação e analise das melhores alternativas tecnológicas e viabilidade técnica/social/financeira e ambiental para o prognóstico.

De acordo com as diretrizes do Ministério das Cidades, o diagnóstico deverá descrever a situação atual de cada um dos quatro componentes do saneamento básico: água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem fluvial, conter informações, análises e apontar as causas de problemas e dos seus impactos nas condições de vida da população.

Pela Prefeitura de Tapera participam da capacitação, a secretária da Saúde, Maria Lisete Borgmann; a diretora do Meio Ambiente, Paula Rizzi; o fiscal municipal, Alexandre Kronbauer; o arquiteto Joaquim Danieli e o servidor Júlio Kuhn.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Tapera)

Postado em 07 agosto 2012 10:46 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop