Discurso do presidente da Cotrisoja, Cristiano Scher, no jantar de confraternização e homenagem aos ganhadores da 1ª Campanha Seja Mais Cotrisoja

Postado em 25 outubro 2014 07:51 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Boa Noite a todos.

Em primeiro lugar quero dizer que é uma alegria e satisfação para a Cotrisoja estar recebendo todos vocês nessa noite. Um momento especial de integração e confraternização entre os participantes e apoiadores das viagens da 1ª Edição da Campanha Seja Mais Cotrisoja.

Nesse sentido quero agradecer a presença das 80 pessoas que em conjunto com seus cônjuges e familiares estão junto conosco, vocês representam todos nossos associados e são os responsáveis pelas ações e atividades que a cooperativa desenvolve, é por causa de vocês que a cooperativa está aí.

Agradeço também as presenças dos nossos conselheiros de administração: Adriano, Artêmio, Emilio, Hermes e Valcir que ao longo dos últimos anos tem trabalhado na condução das atividades da cooperativa na definição das metas e objetivos da cooperativa. Além deles o nosso vice presidente Gilberto que hoje não pode estar presente em função de estar participando de uma viagem pela Alemanha, viagem essa organizada pela Ocergs que marca o encerramento das atividades do curso de MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio, do qual o Gilberto participou durante o último ano em conjunto com outras cooperativas do Estado. Durante essa semana estarão visitando cooperativas da Alemanha e o funcionamento do sistema, de forma que poderá trazer inúmeras informações que poderão estar sendo empregadas aqui na Cotrisoja.

Agradeço também a presença dos nossos conselheiros fiscais, Fabiano, Dionisio, Claudio, Alvori, Mario e Juliano que tem realizado um bom trabalho na Cotrisoja, no acompanhamento e fiscalização de nossas atividades.

Nossos colaboradores aqui representados pelo gerente de negócios Dilcar Colombo e pela assessora de comunicação e marketing Janaina, aqui representando os nossos mais de 270 colaboradores.

Nossos parceiros do programa Seja Mais Cotrisoja e na realização de nossas atividades e negócios estão aqui presentes o Edson e a Luciana representando a Timac Agro e o Flavio representando a Agroceres. Cito também os demais parceiros do programa que não puderam se fazer presentes nessa noite, o Marcelo da Yara, o Jonis da Bayer e o Jorge do Sistema Roundup Ready.

E nosso parceiro na realização e organização das viagens Claudir Ross da Gute Reise.

Temos aqui hoje os 3 pilares principais de sustentação da Cotrisoja – Associados, Colaboradores e Parceiros – a união e o trabalho conjunto de todos faz o dia a dia da Cotrisoja e colaborou para fazer da Cotrisoja uma referência para o cooperativismo do agronegócio, um modelo e um exemplo a ser seguido.

Juntos passamos por bons e maus momentos, com trabalho, transparência, honestidade e comprometimento sempre conseguimos superar as adversidades e temos uma Cotrisoja presente a mais de 48 anos na região, gerando emprego e renda, promovendo o desenvolvimento dos municípios onde atuamos, sendo a ligação entre associados e parceiros proporcionando produtos e serviços de qualidade para todo o quadro social. Nos últimos 3 meses realizamos 26 reuniões em todas as comunidades que compõem os núcleos e unidades da Cotrisoja, tivemos uma excelente participação de associados e familiares, ao todo mais de 750 pessoas participaram dos encontros e puderam acompanhar a evolução e a situação atual da cooperativa, trazer sugestões e opiniões para melhorar nosso trabalho. Os números mostram nosso crescimento e a importância da participação de todos vocês nos negócios da cooperativa. Em 2010 tivemos um faturamento um pouco superior a R$100 milhões, esse ano o faturamento deve estar próximo dos R$ 200 milhões, em 5 anos a cooperativa praticamente dobra o faturamento, na mesma área de ação e com as mesmas atividades, nos municípios de Tapera, Selbach, Lagoa dos Três Cantos e Victor Graeff, graças a maior participação de vocês nos nossos negócios. Nas nossas apresentações destacamos a evolução em todas nossas atividades, quase todas elas tem esse mesmo crescimento. Nesse sentido quero destacar também o trabalho de toda nossa equipe de colaboradores coordenada pelo nosso gerente de negócios Dilcar Colombo que ao longo desse período se empenha ao máximo em proporcionar bons serviços e boas condições para que os associados e clientes façam seus negócios com a Cotrisoja. Soma-se a isso o apoio que sempre tivemos dos parceiros e fornecedores, peças chave nas nossas atividades. Tenham a certeza de que toda a equipe da Cotrisoja se empenha ao máximo para que vocês obtenham bons resultados nas suas propriedades, sem dúvida quanto mais vocês trabalharem com a sua cooperativa, melhores serão os resultados de vocês nas suas atividades, melhores serão os resultados da cooperativa, maior será a participação de vocês na destinação desses resultados e mais forte será a nossa cooperativa.

Nos últimos anos além dos resultados gerados a Cotrisoja tem realizado vários investimentos na melhoria das nossas estruturas em todas as unidades e em todos os pontos de recebimento de grãos para prestar um serviço de melhor qualidade ao maior número possível de associados. Foram melhorias nas estruturas de recebimento de grãos (tombadores, elevadores, secadores), depósitos de defensivos e fertilizantes, melhorias no setor de sementes, fábrica de ração, postos de combustível, logística (caminhões, veículos Depagro), informática, área legal (bombeiros, Fepam), enfim, foram mais de 12 milhões de reais investidos nesses 6 anos, sempre dentro das possibilidades e condições da cooperativa, sem dar um passo maior que a perna.

Foram inúmeros avanços, mas com a certeza de que a muita coisa a ser feita e melhorada. Nesse sentido destaco um dos pontos fortes da cooperativa que é nosso departamento técnico agropecuário com profissionais altamente capacitados e treinados e em constante aperfeiçoamento para auxiliar nosso produtor no dia a dia da propriedade, nesse sentido nas próximas semanas estaremos fortalecendo ainda mais esse setor com a contratação de mais profissionais, para atuarem na área agrícola e animal. Pois é uma necessidade da cooperativa e uma forma de nos aproximarmos ainda mais do produtor rural alavancando os negócios da cooperativa. Também estamos com alguns projetos encaminhados na área de armazenagem de grãos os quais foram aprovados pela última assembleia geral e estão em andamento junto as instituições financeiras.

Reforço que estamos em um momento fundamental dentro da cooperativa, em fevereiro do próximo ano estará acontecendo a eleição para o Conselho de Administração da cooperativa para os próximos três anos e o Conselho Fiscal para o exercício de 2015. Cabe a todos nós como associados e aos 51 líderes que foram escolhidos definir os associados que estarão fazendo parte desses conselhos, nesse sentido destaco a importância de escolhermos os associados mais bem preparados e capacitados para dar continuidade no trabalho que vem sendo realizado. Como já é de conhecimento de vocês eu, o Gilberto, o Artemio e o Valcir por uma questão estatutária estaremos saindo. Saimos com a consciência de dever cumprido, ao longo dos últimos seis anos, como em qualquer outra atividade ou função, tivemos erros e acertos, acredito que foram mais acertos, de forma a deixarmos uma Cotrisoja em condições bem melhores do que quando assumimos no ano de 2008. Temos uma equipe de colaboradores coordenada pelo Dilcar muito bem organizada e estruturada e a possibilidade da permanência dos outros três conselheiros de administração (Hermes, Adriano e Emílio) nos dão a segurança da continuidade no trabalho que vem sendo realizado. Agradeço a confiança e apoio de todos vocês, sem dúvida é a participação de todo o quadro social que garante o sucesso da cooperativa. No que precisar estaremos sempre a disposição da cooperativa, porque antes de tudo sou associado, minha família participa desde a fundação dessa cooperativa e hoje ela é  a minha segunda casa e também faz parte da minha família.

Participação – Mudança – Inovação, são palavras e conceitos que sempre estiveram presentes na Cotrisoja.

Cooperativa que foi pioneira na Implantação do SAP, ainda no ano de 2007, sistema de informática que hoje nos dá segurança na realização e no acompanhamento de todas as atividades e operações que são realizadas.

Pioneira na implantação de um novo modelo de gestão, baseado na governança corporativa, na profissionalização da gestão e que hoje serve de exemplo para outras cooperativas.

Pioneira na realização de viagens com colaboradores, sempre com o apoio das empresas parceiras. A cerca de oito anos atrás se iniciou essa atividade, direcionada em um primeiro momento ao departamento técnico, com o passar dos anos foi envolvendo um maior número de funcionários de todos os setores e unidades, nos últimos quatro anos foram realizadas também viagens para as funcionárias. Só para vocês terem uma ideia nesse ano de 2014 mais de 80 colaboradores tiveram a possibilidade de realizar essas viagens, praticamente 30% do quadro de colaboradores. Para muitos uma oportunidade única, momento de integração e de valorização do trabalho realizado ao longo de todo o ano.

Baseado nessa experiência a 1 ano e meio atrás discutíamos eu, Dilcar e Gilberto de que maneira poderíamos estender essa iniciativa ao quadro social. Através dessa conversa surgiu a idéia do Seja Mais Cotrisoja, que já havia sido utilizado no cartão de fidelidade do milho e que a partir daquele momento passou a ser utilizado em todas as ações voltadas ao quadro social.

A campanha “Seja Mais Cotrisoja” pode ser encarada como um chamamento visando a fidelização do associado, a sua participação e da sua família nas atividades e eventos da cooperativa e também a valorização dos associados que trabalham com a Cotrisoja, o fortalecimento de estratégias de marketing, a fixação da marca Cotrisoja e seus parceiros junto ao quadro social e a comunidade e ainda a oportunidade ao quadro social de conhecer locais, culturas e realidades diferentes.

Destaco também e quero deixar meu agradecimento aos nossos parceiros que desde o primeiro momento abraçaram a causa e nos deram o apoio necessário para a realização da campanha. Obrigado a Yara, Timac Agro, Bayer, Sementes Agroceres, Sistema Roundup Ready, empresas que são parceiras do dia a dia da cooperativa e do produtor.

Envolver o associado e sua esposa foi uma forma que encontramos de envolver a família do associado e buscar a valorização e participação das mulheres nas atividades da cooperativa, pois acreditamos no papel fundamental da mulher na tomada de decisão e nas atividades de cada propriedade.

Na 1ª Edição foram 40 associados que viajaram para o Pantanal e 40 associadas ou esposas, para o Rio de Janeiro. Vocês foram os contemplados, suas famílias foram contempladas, mas vocês participaram porque são mais Cotrisoja, porque trabalham durante todo o ano com a cooperativa, participam das nossas ações, dos nossos negócios e das nossas atividades. Nesse sentido meus parabéns, vocês estão trabalhando com uma empresa que é de vocês, a cooperativa é uma extensão das suas propriedades e vai trabalhar e ser da forma que o quadro social quiser. Para participar das viagens vocês tiveram que atingir uma participação mínima de 70% nos negócios da cooperativa, temos muitos associados aqui presentes que tem 100% de participação. Imaginem se todos nossos associados fossem 100%, só isso mostra como a Cotrisoja pode evoluir ainda mais, para isso contamos com o apoio de todos vocês.

Podemos dizer que o associado atendeu o chamado “Seja Mais Cotrisoja”, foram mais de 600 adesões na 1ª edição e inúmeros negócios realizados entre os participantes, só em descontos nos negócios foram mais de R$ 1.500.000,00 que os associados obtiveram por participar da campanha, sendo que vocês além dessas condições tiveram a chance de participar da viagem.

Uma consolidação da campanha e uma afirmação que atinge cada um de vocês “Eu Sou Mais Cotrisoja” estampada na camiseta que vocês utilizaram e que com muito orgulho levaram o nome da Cotrisoja para o Pantanal e Rio de Janeiro, e por todos os locais onde passamos.

Tive a oportunidade de acompanhar os dois grupos e de ver a alegria de vocês ao conhecerem esses locais, para muitos a 1ªviagem de avião, momento de fazer novas amizades, de integração e parceria, novas realidades, sair da rotina, belezas naturais, história, arquitetura e engenharia, voltamos todos com muitas histórias para contar, lembranças que ficam na memória e serão repassadas para nossos filhos, netos, familiares e amigos. Para muitos a realização de um sonho, que a Cotrisoja em conjunto com seus parceiros se orgulha de ter proporcionado para vocês, possibilitando que quase 80 famílias tivessem essa chance, que foi conquistada pelo trabalho de cada um de vocês com a Cotrisoja. Mais uma vez, meus parabéns e muito obrigado por acreditarem e confiarem na Cotrisoja. Espero que todos vocês já estejam participando da 2ª Edição da Campanha, participem cada vez mais do dia a dia da sua cooperativa. No ano que vem estaremos proporcionado essas viagens para mais 80 associados e/ou esposas. Tomara que ao longo dos próximos anos consigamos manter essa iniciativa de forma que em algum momento todo o associado da Cotrisoja pudesse ao menos uma vez participado dessa atividade.

A Cotrisoja não teria conseguido se recuperar sem a participação de todos, associados, colaboradores, clientes e parceiros, é o conjunto que fortalece a cooperativa e que faz dela uma referência. O mesmo acontece com vocês, para conduzir suas atividades na propriedade, na lavoura, na pecuária de leite muitos de vocês tem o apoio de seus familiares, esposas, esposos, filhos e filhas e é graças a essa participação e esse envolvimento de toda a família que vocês conseguiram participar da viagem.

Por isso, na noite de hoje nós queremos deixar uma lembrança a cada um de vocês e as suas famílias, porque a família é a primeira cooperativa da qual nós fizemos parte, é com a família que aprendemos a cooperar, a ajudar, a honestidade, a ética, a responsabilidade e tantos outros valores que levamos para toda nossa vida. Gostaríamos que a Cotrisoja além de ser uma extensão das suas propriedades fosse uma extensão das suas famílias. Todos nós somos da grande família Cotrisoja, todos Nós Somos Mais Cotrisoja e através da cooperação trabalhamos para construir um mundo melhor.

Obrigado por fazerem parte da Cotrisoja, obrigado por confiarem no nosso trabalho, contem sempre conosco porque Nós Somos Mais Cotrisoja.

Obrigado e Boa Noite a todos.

Postado em 25 outubro 2014 07:51 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop