CRUZ ALTA – Exame citopatológico pode ser feito à noite na ESF Toríbio Verissimo

Postado em 23 outubro 2014 11:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

As mulheres que residem nos bairros atendidos pela Unidade de Saúde Toríbio Verissimo e que trabalham fora, estão sendo beneficiadas por uma iniciativa da equipe de saúde da família que atende naquela unidade. No dia 15 de outubro, as mulheres que se enquadram na categoria e que realizaram prévio agendamento, tiveram seu material de colo de útero coletados, em um horário diferenciado das 17h30min às 21 horas. A atividade acontece uma vez por mês. Nesse dia 23 mulheres foram atendidas. O próximo dia de coleta será no dia 12 de novembro. As interessadas precisam agendar o horário. Segundo o enfermeiro responsável, Luis Felipe dos Santos, essa foi uma forma encontrada para beneficiar as mulheres que não tem como vir durante o dia fazer a coleta desse importante exame que detecta uma possível alteração no colo de útero. Ele esclarece que as demais coletas durante o dia continuam normalmente às terças e quintas-feiras. No horário da coleta as mulheres podem realizar o exame de mamas e receber orientações sobre saúde bucal.

Outubro Rosa
ESFs e Nasf atuam na orientação e prevenção ao câncer de mama

A Secretaria de Saúde, através das Equipes de Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) promoveram no dia 22, atividades relacionadas ao Outubro Rosa. Pela manhã a ESF Toribio, promoveu uma palestra voltada à prevenção ao câncer de mama enfatizando os fatores de risco como as alterações hormonais, o tabagismo, o colesterol, a obesidade, a ausência de gravidez devido à falta de amamentação, histórico familiar, menstruação precoce e menopausa tardia.

A nutricionista Katie Cossettin informou ainda, a importância de uma alimentação saudável demonstrando às participantes os vários tipos de alimentados mais consumidos e seus efeitos no organismo, como as frutas amarelas ricas de betacaroteno e que são muito importantes na dieta. Ela também sugeriu o consumo diário de brócolis por se tratar de um poderoso antioxidante e anticancerígeno que impede o crescimento de cancros da mama, do colo de útero e da próstata. Também falou dos produtos defumados que são contraindicados por liberaram no organismo a substância chamada dioxina que pode causar vários malefícios à saúde. Depois da palestra as participantes, vestindo rosa, fizeram uma caminhada pelo quarteirão simbolizando a prevenção ao câncer de mama.

À tarde na ESF São José foram promovidas palestras sobre prevenção ao câncer de mama e autoexame com o médico José Francisco Bortolotto que ressaltou a necessidade das mulheres assumir seu corpo e o cuidado com ele. “As mulheres devem se auto examinar, para evitar doenças como o câncer de mama; também procurar mudar alguns hábitos alimentares, praticar atividades físicas, evitar o sobrepeso e manter a rotina das mamografias iniciando aos 40 anos com periodicidade bianual e dos 50 aos 60, anualmente”, orientou o médico. Outros assuntos, como a Lei Maria da Penha, também foram abordados pelos integrantes da equipe do Nasf, a assistente social, Cristiane Turcatto da Costa, a psicóloga Anelise dos Santos e o fisioterapeuta Rafael Fonseca. Depois do bate-papo as participantes tiveram momentos de beleza com as agentes de saúde. A mesma atividade foi realizada durante a manhã quando também foram feitas coletas do exame preventivo ao câncer de mama pela enfermeira Marcia Braga.

(Assessoria de Comunicação e Cerimonial da Prefeitura de Cruz Alta)

Postado em 23 outubro 2014 11:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop