CRUZ ALTA – Seminário de Iniciação Científica: evento inicia com mesa sobre as esferas do conhecimento

Postado em 13 outubro 2014 10:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Com a finalidade de proporcionar um espaço para debates e socialização a respeito de estudos acadêmicos, a Universidade de Cruz Alta deu início nesta quinta-feira (09/10) à tarde ao VI Seminário de Iniciação Científica e ao IX Encontro dos Grupos de Pesquisa (GPs). A primeira atividade foi realizada no Salão Nobre do Campus, que recebeu voluntários, bolsistas, pesquisadores e líderes de pesquisa da Unicruz. Quem deu início às atividades foram a reitora Patrícia Bianchi e o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Diego Golle, que, em seus pronunciamentos, enfatizaram o papel da inserção em projetos de pesquisa e extensão durante a trajetória acadêmica: “Vocês estão à frente quando participam de ações científicas. Certamente, a formação será mais ampla e a preparação para o mercado de trabalho também”, comentou a Reitora.

Na sequência, a professora Janaina Coser, coordenadora de Pesquisa da Instituição, procedeu com orientações aos acadêmicos e professores. Um dos assuntos foi o novo portal do Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP), apresentado recentemente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Coordenadora observou que os GPs e seus respectivos integrantes sejam atualizados na plataforma, já que no mês de dezembro será realizado um censo nacional de pesquisadores. Atualmente, a Unicruz possui 21 Grupos ativos e registrados junto ao CNPq.

Os participantes do Seminário também acompanharam uma mesa redonda ministrada pela pró-reitora de Graduação, Solange Billig Garces, pela diretora do Centro de Ciências da Saúde e Agrárias (CCSA), Cleia Baiotto, e pela coordenadora de Extensão, Aline Cezar Costa. O tema abordado a interação da tríade ensino-pesquisa-extensão, consideradas pela Unicruz as principais esferas do conhecimento. A professora Solange resgatou a produção do livro Cientometria – A trajetória da Universidade de Cruz Alta sob o prisma da pesquisa. Através do estudo, professores da Instituição mapearam as ações realizadas entre os anos de 2001 e 2010. “No início da década passada, as pesquisas eram conduzidas de caráter individual”, observou a Pró-Reitora, lembrando também que hoje a maioria das pesquisas são interdisciplinares.

As atividades do VI Seminário de Iniciação Científica e ao IX Encontro dos Grupos de Pesquisa seguem hoje à noite com a apresentação de quatro painéis: Um sobre iniciação científica e a formação profissional e outros três direcionados especificamente às Ciências Humanas, Sociais e Agrárias.

(Núcleo Integrado de Comunicação da Unicruz)

Postado em 13 outubro 2014 10:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop