PDT decide liberar filiados no 2º turno do RS

Postado em 10 outubro 2014 06:25 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Decisão veta participação em palanques e propaganda para candidatos

O PDT gaúcho decidiu na noite desta quarta-feira em uma reunião de casa cheia, que não terá candidato no segundo turno das eleições no RS. A decisão reformou o indicativo de apoio à candidatura de José Ivo Sartori (PMDB), apontada nesta segunda-feira pela executiva estadual. A posição independente — que impede a participação em palanques e propagandas — contraria a vontade de parte dos pedetistas. Porém, de acordo com a avaliação de lideranças, preservará o PDT de conflitos e rachas, justamente na ocasião em que o partido amplia a bancada estadual, mantém a representação na Câmara Federal e elege, depois de 62 anos, um senador da República.

Foram 77 votos favoráveis à liberação e 52 votos contrários. Estavam habilitados a votar os 201 integrantes do diretório. No entanto, a tendência pela decisão, que se esboçava antes do voto, revoltou alguns dos membros simpatizantes da campanha de Sartori. “Vão se entregar para o PT de novo. Eu não entro nessa. Amanhã mesmo vou começar a pedir votos para o Sartori”, bradava um dos desistentes da votação, precipitando sua saída antes da contagem.

No lado de fora do prédio, outros integrantes debatiam informalmente, consolidando sua posição e buscando formar posição entre os colegas mais próximos. “O melhor é ficarmos de fora, porque estamos num momento de fortalecimento do PDT. Não podemos jogar fora essa oportunidade de protagonismo”, defendeu outro membro do diretório. Ao final, o presidente do PDT, Pompeo de Mattos, analisou a decisão como vitoriosa. “Passamos por esse processo sem machucar o partido. Melhor que isso, o PDT sai unido e fortalecido, valorizando momento em que o povo nos devolveu grandeza e confiança”, avaliou.

Collares alerta sobre rumo da sigla
Um dos últimos a chegar ao diretório estadual do PDT, ontem, o ex-governador Alceu Collares apresentou a tese que defendeu mais tarde no debate do diretório. “Estar com o PMDB é útil partidariamente, mas ruim ideologicamente. O PMDB não foi feliz quando governou o Estado, nem com Pedro Simon, ou com Antônio Britto ou Germano Rigotto. Sou homem de esquerda e de partido”, declarou.

Vieira não participou
O deputado federal Vieira da Cunha, que concorreu ao Piratini pelo PDT, ausentou-se do debate sobre o apoio a José Ivo Sartori (PMDB) ontem. Por mensagem enviada ao diretório, cujo conteúdo foi compartilhado pelo presidente Pompeo de Mattos, Vieira declarou que optou pelo tempo livre para reflexão sobre os resultados da eleição. Na campanha, Vieira expressou oposição a Tarso Genro (PT).

(Correio do Povo)

Postado em 10 outubro 2014 06:25 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop