CRUZ ALTA – Semana do Idoso

Postado em 02 outubro 2014 09:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Doutora apresenta os segredos para envelhecer bem

Na manhã desta quarta-feira, os idosos participaram de uma palestra na ESF Toríbio Veríssimo, em comemoração a Semana do Idoso. O evento foi organizado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf II) e trouxe a doutora em Gerontologia Biomédica, Lia Mara Wibelinger, que atua como docente e pesquisadora da Universidade de Passo Fundo.

De forma dinâmica a doutora destacou a importância de viver bem e de ter saúde. Falou sobre o processo de envelhecimento citando as etapas normais de quando o corpo está envelhecendo como a diminuição da estatura, da força muscular, da disfunção óssea e da perda de equilíbrio, das alterações cardiovasculares e pulmonares, das alterações na pele e nas glândulas, ainda as alterações visuais, auditivas, de paladar, de tato e da atividade cerebral.

Lia ressaltou a importância do exercício físico em todas as idades, e de respeitar as fases da vida, enfatizou “saúde não rima com sal e gordura”.

Para encerrar a doutora relatou os 12 segredos para envelhecer bem: praticar atividade física; manter a mente ativa e trabalhar a memória; dormir bem; não se estressar; não fumar; não ingerir bebidas alcoólicas; prevenir as doenças crônicas; cultivar amizades, participar de grupos de convivência; ser otimista; manter a qualidade de vida; ter uma alimentação adequada e religiosidade e espiritualidade. Deixou a mensagem: “Uma coisa é ser idoso, outra é ser velho”.

(Viviana Lopes – Assessoria de Comunicação e Cerimonial da Prefeitura de Cruz Alta)

Postado em 02 outubro 2014 09:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop