Dicas sobre a vida útil dos pneus

Postado em 02 outubro 2014 07:27 por JEAcontece
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A Associação Brasileira dos Revendedores de Pneus (Abrapneus) elaborou algumas recomendações para manutenção dos pneus, a fim de que se saiba identificar os principais problemas que afetam a vida útil destes itens essenciais de tráfego e de segurança. A GF Pneus, empresa especializada no comércio e manutenção de pneus, destacou as principais dicas. Confira:

1. Pressão incorreta
Rodar com o pneu abaixo da pressão indicada aumenta o contato com o piso, gerando um desgaste mais acelerado nos ombros do pneu (extremidades), torna a direção do veículo mais pesada e pode gerar uma eventual desagregação da rodagem (parte que toca o solo) devido ao excesso de calor gerado. Além disso, exige mais esforço do motor, fazendo com que o veículo consuma mais combustível e polua mais. Por outro lado, o excesso de pressão pode causar desgaste mais acentuado no centro da rodagem, perda de estabilidade em curvas, rachaduras na base dos sulcos, maior propensão a estouros por impacto e maior facilidade de penetração de objetos.
A pressão correta é a indicada pelo fabricante do veículo e tem grande influência no comportamento dinâmico. Outro ponto importante é não se esquecer de checar as condições do estepe. Além de conferir se o mesmo se encontra no lugar (há inúmeros relatos de furtos na rua, em estacionamentos ou serviços semelhantes), é importante mantê-lo pronto para o uso.

2. Desgaste excessivo
No caso de chuva, a pouca ou nenhuma profundidade dos sulcos compromete o escoamento de água que fica entre o pneu e o piso, o que aumenta significativamente o risco de aquaplanagem e a perda do controle da direção por parte do motorista. A profundidade mínima dos sulcos do pneu, indicada pelos TWIs (Tread Wear Indicators), que são “ressaltos” da borracha vistos dentro dos sulcos, é de 1.6 mm de profundidade. Abaixo dessa medida, em qualquer parte dos sulcos, o pneu já passa a ser considerado “careca” e passível de autuação pelas autoridades de trânsito.

3. Pneu careca
No caso dos pneus, a revisão não deve ficar restrita àquela recalibragem feita nos postos de serviços, enquanto o tanque de combustível é reabastecido. A resolução 558/80 do Contran estabelece que trafegar com pneus carecas é infração grave, com punição de cinco pontos na carteira de habilitação e multa. Além disso, o que pouca gente se dá conta é que um acidente causado por um pneu careca ou demasiadamente descalibrado, além de todo o prejuízo material, ferimentos ou até mesmo vítimas fatais, pode acarretar a suspensão da cobertura por parte das companhias seguradoras.

Fonte: Abrapneus – www.abrapneus.com.br.

(Mariângela Palmeira – Assessoria de Comunicação e Marketing da GF Pneus)

Postado em 02 outubro 2014 07:27 por JEAcontece
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