PASSO FUNDO – Acadêmico da UPF desenvolve aplicativo de rastreabilidade na coleta e transporte do leite

Postado em 22 setembro 2014 09:20 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Iniciativa será uma das atrações da Agrotecno Leite 2014, que acontece de 22 a 25 de setembro no Centro de Eventos e Campos de Pesquisa da UPF

Unir a Tecnologia da Informação em prol da qualidade do leite foi oque motivou acadêmicos do Curso  de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) da Universidade de Passo Fundo (UPF) em desenvolver o projeto “Rastreabilidade no  processo de coleta e transporte do leite”. Conforme o acadêmico e idealizador da iniciativa, Fernando Rambo, o projeto é resultado de um ano de muita pesquisa, desenvolvimento e testes.

A proposta desenvolvida dentro da área de computação aplicada e orientada pelo professor José Maurício Carré Maciel, traz uma solução para os problemas relacionados com a qualidade do leite. “Nosso  Estado está entre um dos melhores produtores de leite do país,  tanto em quantidade como qualidade, mas vemos constantemente nos noticiários que a cadeia  produtiva do leite vem sendo alvo de inúmeras fraudes, prática de um pequeno grupo que acaba desacreditando todo o setor”, comenta.

Sistema inovador
Segundo ele, com a proposta de trazer inovações na cadeia produtiva e aliar a esse setor o uso da tecnologia, propôs uma solução diferenciada para trazer qualidade ao leite produzido. “A ideia é usar a Tecnologia de Informação e a mobilidade como parte do processo. Os  transportadores de leite (terceirizados ou da própria indústria) têm consigo diariamente uma planilha onde anotam dados das coletas realizadas. Queremos informatizar esse sistema e, para isso, criamos um aplicativo mobile para smartphones Android, onde as informações são inseridas  junto com dados de geolocalização e sincronizadas via internet com  um banco de dados central”, explica o acadêmico, enfatizando que estas informações ficam disponíveis em  tempo real num Portal Web, que pode ser acessado por diversos usuários: tanto a indústria, quanto o produtor, ou mesmo o laboratório de análises ou os órgãos fiscalizadores.

Informação compartilhada
Com a utilização do aplicativo, as informações de coleta e transporte de leite passam a ser compartilhadas. De acordo com o acadêmico, a indústria utilizará o portal como parte de seu processo produtivo, uma vez que terá um sistema onde pode acompanhar as coletas realizadas. “A indústria terá  todas as informações sobre o lote antes mesmo de o caminhão chegar à  unidade de recebimento de leite. Nossa proposta enquanto cientistas da computação, é aplicar  o conhecimento adquirido na universidade para melhorar um processo que hoje é  totalmente manual e falho”, considera Rambo.

Agrotecno Leite 2014
O projeto “Rastreabilidade no  processo de coleta e transporte do leite” será uma das novidades que a UPF apresenta durante a Agrotecno Leite 2014 que acontece de 22 e 25 de setembro no Centro de Eventos e Campos de Pesquisa da UPF. A feira abre espaço para o debate em relação à cadeia produtiva do leite e concentra em um mesmo espaço palestras técnicas, demonstrações a campo, exposição, feira de máquinas agrícolas e de animais, reunindo produtores de todo o Estado.

A programação inicia no dia 22 de setembro, com abertura oficial às 19h30 no auditório do Centro de Eventos da UPF. A palestra de abertura será às 20h30, com o Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite de Juiz de Fora, Minas Gerais, Paulo do Carmo Martins, que vai falar sobre “Produção, demanda e visão estratégica para o Brasil no mercado de Lácteos”.

Durante a Agrotecno Leite, a UPF também terá participação do curso de Odontologia, que oferecerá atendimento sobre câncer bucal ao público visitante. Ainda o Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa) vai expor amostras de análise de leite, assim como amostras de silagens e outros serviços que os laboratórios da unidade oferecem aos produtores de leite. O Serviço de Análises de Rebanhos Leiteiros (Sarle) estará presente com a análise de rebanhos leiteiros. A universidade também participa de um painel tecnológico, com professores da Instituição abordando temas relacionados a cadeia produtiva do leite.

(Assessoria de Imprensa da UPF)

Postado em 22 setembro 2014 09:20 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop