QUINZE DE NOVEMBRO – Abertura da Semana Farroupilha

Postado em 18 setembro 2014 16:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

No sábado dia 13 ocorreu junto ao túmulo do Sr. Zélio Rauch o acendimento da Chama Crioula. Zélio Rauch nasceu no dia 17 de novembro de 1944, em Quinze de Novembro, na época distrito de Ibirubá. Casou em 28 de abril de 1967 com Marlena Schneider e tiveram dois filhos, Mara Denise e Décio Roberto.

Zélio exerceu diversas profissões ao longo de sua vida, entre elas a de música, mecânico, barbeiro, caminhoneiro e agricultor. Quando agricultor incentivou a emancipação do Município e a criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do qual foi presidente por sete anos, apoiou a fundação do CTG Querência do Sul, no qual foi sócio por vários anos.

Zélio Rauch em sua trajetória foi um homem muito batalhador e sempre primou pelo bem estar de sua família, amigos e comunidade. Zélio veio a falecer aos 66 anos no dia 04 de fevereiro de 2011.

Após o acendimento da Chama Crioula no Cemitério de Picada Cáfe o Grupo de Cavalarianos Cavaleiros do Vento do CTG Querência do Sul conduziu o a Chama Crioula até a Praça Clara Saft, onde ocorreu o cruzamento das chamas, assim dando por aberto oficialmente a Semana Farroupilha do município de Quinze de Novembro.

O CTG Querência do Sul foi fundado em 26 de março de 1986 por iniciativa da professora Rosa Maria Franke, com o intuito de cultuar as tradições do Rio Grande do Sul. Esta entidade teve como patrões desde a sua origem os senhores Antônio Severo, Valdir Klein, Bruno Scheffler, Paulo Goelzer, Jacir Gabriel, Romeu Kerber, Gérico Lorimar Wottrich, Clair Tomé Kuhn, Liberto Scharb, Cláudio Adam e Evandro Von Grafen.

Em 1999 o CTG Querência do Sul em parceria com a Prefeitura Municipal criou o elenco artístico, assim desenvolvendo apresentações artísticas que fundamentam até os dias atuais a importância de estarmos envolvidos neste grupo que mostra, de forma singela, a simplicidade e beleza da tradição gaúcha.

Atualmente o grupo de danças do CTG Querência do Sul se apresenta em quatro grupos: infantil, Mirim, Juvenil e Casais.

Faz parte também do CTG Querência do Sul o Grupo de Cavalarianos Cavaleiros do Vento no qual desempenha um papel autêntico no resgate da vida campeira e representa em diversas atividades o município de Quinze de Novembro na região e no Estado.

As programações da Semana Farroupilha que estão a cargo do CTG Querência do Sul em parceria com a Administração Municipal se estendem até o próximo sábado (20) e contam com inúmeras atividades como oficina de chimarrão, rodas de chimarrão, Feira do Livro, cantorias, brincadeiras, apresentações artísticas, entre outros.

(Deinner Jarbiel Maurer – Assessor de Imprensa da Prefeitura de Quinze de Novembro)

Postado em 18 setembro 2014 16:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop