TAPERA – Schimeneck fala sobre suas obras e diverte o público

Postado em 05 setembro 2014 11:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Os alunos do 6º ano ao ensino médio das escolas de Tapera participaram do bate-papo com o escritor Antônio Schimeneck na manhã da última terça-feira (03/09), durante a 24ª Feira do Livro. Na oportunidade, o escritor e músico contou como se tornou um leitor e também escritor.

Mesmo sem incentivo dos pais e contato direto com os livros desde a primeira infância, Schimeneck viveu a fase de encantamento pelos livros. Segundo ele, somente a partir da 5ª série leu completamente uma obra: “eu sou de uma família de sete filhos, em que livros eram considerados artigos de luxo. Na minha primeira escola não havia uma boa biblioteca, mas quando eu iniciei a 5ª série a bibliotecária me levou a uma estante com livros infantis e sugeriu que eu escolhesse um. Eu nunca imaginei que um livro pudesse ter uma história tão legal”, comentou.

Ao falar de Por trás das cortinas, sua primeira obra, lançada em 2012, o autor contextualizou a época da ditadura e apresentou aos estudantes músicas que falavam da repressão. De acordo com a sua pesquisa, não existem livros publicados durante aquela época, já que todo movimento artístico passava pelo critério da censura: “Eu não vivi a ditadura. A ideia do livro surgiu a partir de um trabalho com alunos, quando eu trabalhava numa biblioteca em Porto Alegre. Como não haviam obras publicadas para mostrar a repressão, eu resolvi escrever para contar um pouco daquela época. Em 2012, a editora me solicitou um material para o público jovem e o livro foi publicado”, contou.

Segundo o autor, os contos relatados em Sete histórias de gelar o sangue foram vivenciados por amigos e parentes, sendo totalmente fictício o da Ilha da Sepultura.

Durante a conversa com os alunos, Schimeneck esclareceu dúvidas, contou histórias e falou sobre seu terceiro livro que será lançado ainda este ano, voltado à literatura infantil, chamado Amaro.

Pela manhã, as escolas Presidente Costa e Silva e 8 de Maio se apresentaram no palco da feira.

(Michelle Corazza – Assessoria de Gabinete da Prefeitura de Tapera)

Postado em 05 setembro 2014 11:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop