Programa A União Faz a Vida promove palestras para pais em Selbach

Postado em 04 setembro 2014 14:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Os pais dos alunos das escolas de Selbach tiveram a oportunidade de participar de palestras promovidas pelo Programa A União Faz a Vida. Os eventos foram realizados nas comunidades de Linha Floresta (25/08) e Arroio Grande (26/08) e na cidade (01/09), com a presença do vice-presidente da Sicredi Rota das Terras RS, Edison Jorge Roessler; da assessora de Programas Sociais da Superintendência Regional do Sicredi, Laís Paulata; da secretária de Educação, Hildegard Bock Muller; e da coordenadora local do Programa, Ester Adriana Luthemeier Wendling.

O pastor Elton Fischer, da Ulbra Carazinho, proferiu a palestra “Educação dos filhos: função privativa ou compartilhada”. Durante a apresentação abordou o que o Estatuto da Criança e do Adolescente, consagra em seu artigo 19 que “toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família”. Fischer comentou como é sábia essa norma porque os pais são os principais educadores de seus filhos. E isso é assim porque existe uma relação natural entre paternidade e educação, e completa: “educação é ajudar cada filho a crescer como pessoa, o que implica em proporcionar-lhes meios para adquirir e desenvolver as virtudes, tais como a sinceridade, a generosidade, a obediência, dentre muitas outras”. Segundo o pastor, a educação que os filhos recebem da família perpassa toda a vida do cidadão e o papel da escola e da sociedade é de instruir e transmitir os conhecimentos básicos, alicerçados nos valores construídos dentro de cada lar.

Conforme a assessora do Sicredi, a palestra tem uma relação direta com o objetivo do Programa A União Faz a Vida que é construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes. “O Programa A União Faz a Vida promove ações e projetos que incentivam a educação baseada no fortalecimento da relação família e escola”, salientou.

O Programa A União Faz a Vida foi implantado no município de Selbach em 2004 e está presente nas sete escolas existentes no município, envolvendo 87 professores e 864 alunos. A gestão é do Sicredi com a parceria da Prefeitura Municipal, apoio da Cotrisoja e a assessoria pedagógica da Ulbra Carazinho.

(Assessoria de Comunicação da Sicredi Rota das Terras)

Postado em 04 setembro 2014 14:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop