TAPERA – Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia

Postado em 26 julho 2014 09:12 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Programa Religioso

Dia 26/07(Sábado) – às 14 horas Missa na Capela Nsra dos Navegantes(Barra do Colorado).
– às 15;30 horas Missa na Capela São Rafael.
– às 18 horas Missa na Igreja Matriz.
– às 19;30 horas Missa na Capela São Paulo(Lagoa dos Três Cantos).
Dia 27/07(Domingo) – às 10 horas Missa do Colono e do motorista(Não haverá Missa na Matriz).
Dia 28/07(2ª feira) – às 19 horas Reunião do Conselho Pastoral Paroquial(CPP) da Matriz.
Dia 28/07(3ª feira) – às 18 horas Reunião das equipes de Liturgia.
Dia 30/07(4ª feira) – Atendimento aos fiéis na paróquia.
Dia 31/07(5ª feira) – às 16 horas Missa na residência da Sra. Irma Orth.
Dia 01/08(6ª feira) – às 16 horas Missa do Apostolado da Oração na Matriz
Dia 02/08(Sábado) – às 18 horas Missa na Igreja Matriz.
– às 19;30 horas Missa na Vila Brasília.
Dia 03/08(Domingo) – às 08;30 horas Missa na Igreja Matriz.
– às 10 horas Missa na Capela São José(Linha Teutônia), com almoço dos pais.

AVISOS E CONVITES

1)    Pós- Missões: Acontecerão entre os dias 07, 08 e 09 de agosto, próximo. Por isso, é tempo de nos prepararmos. Comunicamos às equipes de liturgia das comunidades para virem até a secretaria paroquial buscar a celebração das Pós Missões. Eis o cronograma das visitas às comunidades:

2)    Jornal Presença Diocesana: Recordamos a todos os interessados em fazer assinaturas novas ou renová-las, de que estamos no período para tal. As assinaturas poderão ser feitas na secretaria paroquial, ou junto às comunidades. As edições são mensais, durante um ano, com notícias das paróquias, bem como da Arquidiocese, textos sobre liturgia, bíblia, catequese e mensagens. O custo é de R$ 15,00 ao ano.

3)    Dízimo Paroquial: Vamos lembrando aos nossos paroquianos de que já ultrapassamos o 1º semestre de 2014, e que é importante ir nos lembrando da nossa contribuição do dízimo para com a paróquia. recordando de que o mesmo é um direito e um dever de todos os associados da paróquia.

4)    Catequese Paroquial: Juntamente com as férias escolares, nosso(a)s catequizando(a)s estão de folga nos encontros da catequese. Com isso, lembramos de que mesmo em férias escolares, não devemos dar férias aos nossos deveres para com Deus e aos nossos irmãos. Assim sendo não esqueçamos das nossas orações, bom comportamento, ir à missa, ler a Bíblia…   uma vez de que a catequese é permanente e em qualquer lugar em que o cristão batizado se encontrar, ele deve aprender e viver como cristão. E tenhamos bom descanso com as bênçãos de nosso Deus!

5)    Batizados: Recordamos aos pais e padrinhos das crianças que ainda não foram batizadas, de que neste mês não haverá batizados na igreja matriz. E sim, no último domingo do mês de agosto.

6)    Reunião do Grupo do EC.: Será neste sábado(dia 26), às 15 horas. O local será o centro catequético. Pede-se a presença de todos os membros!

7)    Festa do Colono e do Motorista: Acontecerá neste domingo(dia 27), com a seguinte programação: às 08;30 horas inicio da procissão, saindo defronte à Cotrisoja, com benção aos colonos e motoristas, caminhões, veículos e máquinas agrícolas em frente ao Capitel, onde às 10 horas haverá missa(em caso de chuva será na sede da Associação dos Motoristas); às 12 horas churrasco no Salão Paroquial Tenarião; à tarde continuação dos festejos com reunião dançante e animação será da Banda Rota do Sul. Pela presença de todos a Associação dos Motoristas agradece. Todos estão convidados!

8)    Reunião do CPP: Recordamos aos membros do Conselho Pastoral Paroquial, de que teremos reunião nesta 2ª feira(dia 28), às 19 horas, tendo como local o Centro Catequético, a fim de tratarmos do Pós-Missões. Pede-se a presença de todos!

AOS COLONOS, MOTORISTAS E AVÓS

Dias 25 e 26 de Julho

Estas datas devem ser sem¬pre lembradas e comemoradas. É nestes dias que celebramos o “Dia do Colono e do Motorista e dos nossos avós”, tão afetados, pelas enchentes, pe¬las secas, pelos perigos das estradas, abandono, doenças…(avós no caso). Que seu trabalho seja abençoado, que nunca fal¬te alimento às populações das cidades, nem do interior. Que todas as famílias busquem sua subsistência e sempre tenham o necessário para uma vida digna. Todos os trabalhadores do campo e motoristas merecem nosso respeito e consideração, lembrando que desde e sempre exis¬tiu a figura do colono(o que produz e o que transporta), ou seja o motorista. No Brasil, o trabalhador braçal,    na verdade, ocupou seu lugar no Brasil a partir do fim da es-cravidão, no final do século XIX. Os primeiros colonos eram imigrantes, e vieram substituir os escravos nas lavouras de café. Sem casa própria, passaram a residir nas fazendas em regime de colonato, recebendo como pagamento parte da produção.
No Sul do Brasil eles passaram a ter representatividade a partir da imigração. E, nesta região, o dia 25 de julho representa, também, um dia de homenagem a Imigração Alemã.
A profissão motorista passou a ser reconhecida no Brasil na primeira metade do século XX, quando apareceram as máquinas, veículos e embarcações movidas a motor de combustão interna. O primeiro mo¬torista reconhecido era de máquinas e serviu a Marinha mercante. Na atualidade a comemoração se estende a carreteiros, viajantes, rodoviários, caminhoneiros, taxistas e até motoboys.
O Dia do Colono e do Motorista é também uma data para come¬morar nossas heranças culturais, e agradecer aos trabalhadores das duas categorias que juntos representam o desenvolvimento do nosso amado país.
Bênção a todo(a)s: Oh, Deus, qual um camponês, semeador, vovô… que em todos os dias cultiva a terra e nela semeia sementes de vida, amor, esperança, justiça e paz, abençoe-nos e nos conduza em teus caminhos. Abençoe a quem trabalha na terra, para que continue perseverando na vocação camponesa, abençoai a quem transporta e ainda a quem contempla tudo isso, cheio de saudade de sua agilidade e destreza de sua saúde, e hoje, recorda tudo isso, agradecido a vós, nosso Deus Onipotente! E que São Cristóvão e São Joaquim e Santa Ana( Pais de Nsra, e Avós de Jesus), abençoem-nos hoje e sempre, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

(Padre Osório Serrão – Pároco)

Postado em 26 julho 2014 09:12 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop