CRUZ ALTA – Encontro de músicos, instrumentistas e poetas discute regulamento da Coxilha Nativista 2014

Postado em 26 maio 2014 07:30 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na noite de quinta-feira dia 21 de maio, em encontro na casa de cultura Justino Martins discutiu-se o regulamento para 34ª edição da Coxilha Nativista. O encontro promovido pela Secretaria de Cultura contou com a presença de vários intérpretes, músicos e poetas de Cruz Alta que discutiram, sugeriram e promoveram algumas atualizações no regulamento do festival nativista mais antigo do estado em edições ininterruptas.

De acordo com o secretário municipal de cultura, Julio Ferrera, a proposta do encontro foi proporcionar a comunidade musical cruzaltense a oportunidade de trazer suas reflexões a respeito do regulamento e organização do festival. “Na condição de coordenador do festival, nos cabe ter muita atenção ao que pensa a comunidade musical, ouvi-la e adequar detalhes do evento que é feito pelos músicos para a comunidade. Somente a partir do pensamento dos músicos é que poderemos desenvolver ainda mais o festival nativista mais importante do Rio grande do Sul” comenta o secretário.

Durante a discussão foram tratadas pautas como a limitação do número de músicas de um mesmo autor ou com mesmo intérprete que poderão subir ao palco, detalhes da fase local do evento, nomenclatura de premiações, critérios de avaliação e a própria organização do evento. Entre as decisões tomadas ficou definido que na 34º edição da Coxilha as dez músicas que subirão ao palco na fase local entrarão para o CD do festival. Essa foi uma forma encontrada pelos músicos para valorizar as composições cruzaltense, seus intérpretes e compositores.

Entre os presentes, Artur Bonilla, Gabriel Moraes, Marcelinho Carvalho, Elenir Schettert, Cesar Silveira sugeriram várias pautas de discussão algumas das quais passam a fazer parte do festival já nesta próxima edição.

A coxilha nativista, promovida pela administração municipal de Cruz Alta a 34 anos e coordenada pela secretaria municipal de cultura, no ano de 2014 tem como tema “Telmo de Lima Freitas, o gaúcho e sua essência” e acontece nos dias 30, 31 de julho e 01 e 02 de agosto, tendo como palco do concurso musical o Ginásio Municipal e como sede do rodeio, baile acampamento “Lenda da panelinha” e torneio de trovas campeiras o Parque Integrado de Exposições. Seguem abertas até o dia 28 de maio as inscrições para o concurso de identidade visual do festival, os interessados podem obter o regulamento através do site da Prefeitura de Cruz Alta pelo endereço: www.cruzalta.rs.gov.br.

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cruz Alta)

Postado em 26 maio 2014 07:30 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop