CRUZ ALTA – Definido tema da 34ª Coxilha Nativista

Postado em 17 maio 2014 08:41 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na manhã desta sexta-feira (16) na Prefeitura Municipal de Cruz Alta foi realizado o lançamento oficial do Tema da 34ª Coxilha Nativista de Cruz Alta.

O mais tradicional evento da música gaúcha chega a sua trigésima quarta edição interruptamente com o tema “Telmo de Lima Freitas, o Gaúcho e sua Essência”, uma homenagem ao compositor, intérprete e instrumentista consagrado no meio musical nativista. Este renomado músico sintetiza, em toda a sua essência, a figura e estampa do gaúcho, uma justa homenagem a esse artista.

A Coxilha Nativista completa 34 anos de história de forma interrupta, algo inédito entre os festivais no estado. Na edição do ano passado o festival voltou a contar com o tradicional Rodeio, Acampamento e Baile da Coxilha, alternando e ampliando a sua programação no Parque Integrado de Exposições de Cruz Alta.

De acordo com o Secretário de Cultura, Turismo e Eventos Julio Ferrera é justa a homenagem a esse grande artista da música nativista. “A 34ª edição da Coxilha Nativista homenageia o grande compositor. Intérprete e instrumentista Telmo de Lima Freitas, renomado músico gaúcho que sintetiza, em toda a sua essência a figura do gaúcho”, destaca o secretário.

A Coxilha desse ano vai trabalhar o tema da Figura do Gaúcho como personalidade marcante na construção do nosso estado, é esse ponto que vai nortear os trabalhos de identidade visual e composições a serem apresentadas no palco do festival.

O Secretário de Cultura Julio Ferrera apresentou novidades em relação ao concurso da identidade visual do festival. Esse ano o concurso vai contar com a participação popular no momento da escolha da identidade visual. Os trabalhos de profissionais ou amadores serão avaliados por uma comissão avaliadora que selecionaram os cinco melhores trabalhos, esses estarão disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Cruz Alta para escolha do público em geral. “Esta é uma maneira de integrar a comunidade a este evento tão importante, de forma democrática e que faça com que as pessoas se sintam parte do festival” salienta o secretário.

O regulamento do Concurso da Identidade Visual, a fonte (letra) oficial da Coxilha Nativista estarão disponíveis no site da Prefeitura de Cruz Alta.

TELMO DE LIMA FREITAS, O GAÚCHO E SUA ESSÊNCIA

A 34ª edição da Coxilha Nativista de Cruz Alta terá como grande homenageado o compositor, intérprete e instrumentista consagrado no meio musical nativista, Telmo de Lima Freitas. Este gaúcho de São Borja tornou-se um ícone da nossa cultura e em 2014 sobe ao palco da Coxilha Nativista para receber esta justa homenagem.

Este renomado músico sintetiza, em toda a sua essência, a figura do gaúcho e com este pensamento caminhamos, com o apoio das entidades tradicionalistas, nativistas e da comunidade cruzaltense, para mais uma edição da Coxilha Nativista com a certeza que teremos um grandioso evento

Telmo de Lima Freitas já trabalhou de peão de estância e em lavouras de arroz, além de ter sido agente da Polícia Federal em Porto Alegre. Como músico registrou suas canções em quase uma dezena de discos, entre vinis e CDs. Entre as mais conhecidas estão Esquilador, Prece ao Minuano, Prenda Minha e Nesga da Noite.

•    Concurso de Identidade Visual
A Coxilha Nativista completa 34 anos de história de forma ininterrupta, algo inédito entre os festivais no estado, e oportuniza que a população tenha participação direta na imagem do evento através do Concurso da Identidade Visual. O concurso é de livre participação para artistas plásticos, fotógrafos, desenhistas, artistas gráficos e designers de arte produzida pelo processo computadorizado, para profissionais ou amadores.

Assim a Coxilha Nativista valoriza a expressão das artes em toda a sua amplitude, visando à criação e configuração de elementos artísticos que valorizem e consolidem a essência deste evento cultural.

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cruz Alta)

Postado em 17 maio 2014 08:41 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop