Cientistas brasileiros descobrem vírus gigante na Amazônia

Postado em 15 maio 2014 07:38 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Samba Vírus teve genoma sequenciado por pesquisadores da UFMG

Pesquisadores brasileiros encontraram um vírus gigante nas águas ácidas do Rio Negro, em plena floresta amazônica – uma descoberta que, garantem, abre vastos caminhos no universo dos seres microscópicos. Além das proporções incomuns, o vírus, que recebeu o nome de “Samba”, possui genoma complexo, com genes só encontrados em células e que nenhum vírus de outra espécie codifica. O Samba é o maior genoma de vírus já sequenciado no Brasil.

A descoberta do Samba Vírus não surgiu por acaso. Interessado no tema, o professor Jônatas Abrahão, coordenador do grupo responsável pela pesquisa, organizou em 2011 uma expedição a Manaus, para fazer prospecção de vírus gigantes. Em conjunto com outros cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ele publicou a descoberta na revista Virology Journal.

“Estamos provando que os vírus gigantes existem em todos os ambientes – temos coletado amostras em lagoas urbanas e de solos em várias regiões do País”, informou Jônatas. A equipe descobriu ainda outros vírus, como o Niemayer Vírus, encontrado na Lagoa da Pampulha, em frente ao Museu de Artes; e o Cipó Vírus, localizado na Serra do Cipó.

O vírus gigante sobrevive em um ecossistema especial, cuja dinâmica parece garantir uma existência equilibrada e harmônica com a ameba que o abriga e com um tipo pequeno de vírus que o acompanha de perto. Esses vírus menores encontradas no entorno do Samba chamaram a atenção dos pesquisadores, que batizaram as partículas negras como Rio Negro Vírus.

(Terra)

Postado em 15 maio 2014 07:38 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop