CONHECE-TE A TI MESMO (Diálogo Espírita)

Postado em 13 maio 2014 10:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O filósofo Sócrates (469/369 a.C.) da antiga Grécia, usava esta frase “Conhece-te a ti mesmo” junto a seus discípulos, frase que estava inserida no frontispício do Oráculo de Delfos.

Esta grande inteligência e sabedoria orientava a seus discípulos para olhar dentro de si e verificar as deficiências a fim de corrigi-las.

Quando os fariseus trouxeram uma adúltera para junto de Jesus (S.João, 8:3-11), tentando confundi-lo, pois a Lei Mosaica determinava o apedrejamento até a morte e Jesus pregava o amor e o perdão, perguntaram-lhe como Ele procederia?

Jesus sabendo da intenção dos fariseus demorou em responder, proporcionando a toda à turba uma concentração pela resposta, canalizando toda a atenção e o Mestre levantou o rosto, fixou seu olhar profundo para toda aquela gente e disse: “Quem não tiver pecado atire a primeira pedra”.

A concentração na resposta foi tão grande que automaticamente todos olharam para dentro de si, isto é, analisaram seus procedimentos, mesmo os mais ocultos, desonestos e infelizes, resultando que a partir dos mais velhos, todos foram largando as pedras e se retirando.

Na realidade foi mais uma lição de cada um verificar suas próprias deficiências, para eliminá-las, ou seja, não somente os fariseus e seus seguidores, mas um alerta para cada um de nós na atualidade, deixando de criticar e ostentar os defeitos dos semelhantes e corrigir os seus próprios.

(Sociedade Espírita Raios de Luz de Tapera)

Postado em 13 maio 2014 10:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop