CAMPOS BORGES – Envelhecimento bem sucedido: um objetivo a ser alcançado

Postado em 09 maio 2014 07:54 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Assunto será abordado na abertura da 14ª Jornada Médica em Campos Borges

A abertura da 14ª Jornada Médica do Alto Jacuí e 8º Simpósio de Enfermagem do Alto Jacuí será no próximo dia 14 de maio no Clube Ipiranga em Campos Borges, às 19h30min, com entrada gratuita e sorteio de brindes. Na ocasião, será apresentada uma palestra sobre “Envelhecimento Bem Sucedido” com Lia Mara Wibelinger, Doutora em Gerontologia Médica. Conversamos com ela para saber mais sobre este assunto, que interessa a todas as idades.

Há alguns anos, era comum aconselhar as pessoas de mais idade a fazer repouso e evitar esforço. Esse modelo de manutenção da saúde parece ter mudado com o tempo. Por quê?
Dra. Lia Mara – Sim. Com o aumento da expectativa de vida da população idosa e o avanço científico nas mais diversas especialidades da área da saúde, assim como de novas evidências científicas, verificou-se que quanto mais ativos mantivéssemos estes indivíduos maiores seriam os ganhos em relação à capacidade funcional, mental e a qualidade de vida. Há evidências de que a atividade física tem efeito preventivo e terapêutico sobre as reações ao estresse e as doenças.

A velhice não raro é estigmatizada, como se atingir idade avançada significasse contrair uma doença. Afinal de contas, é possível existir um envelhecimento bem sucedido?
Dra. Lia Mara – Com certeza. O envelhecimento bem sucedido é um objetivo a ser alcançado por todos aqueles que passam por vivências e mudanças que acompanham a vida adulta e a velhice. Falar em envelhecimento bem sucedido também significa falar em baixo risco de doenças e de incapacidades, em funcionamento mental e físico excelentes e em um envolvimento ativo com a vida.

Que conselhos você daria para quem é jovem e deseja envelhecer bem?
Dra. Lia Mara – Primeiramente, gostaria de deixar claro que é preciso ver a velhice como algo bom, pois todos aprendemos lições importantes à medida que envelhecemos. E envelhecer bem também envolve a forma como tratamos o nosso corpo ao longo da vida, tanto fisicamente quanto mentalmente. É claro, não podemos esquecer que o processo de envelhecimento traz uma série de alterações fisiológicas, mas que muitas complicações e doenças podem ser evitadas com medidas preventivas como nutrição equilibrada, exercícios físicos, condições ambientais adequadas e disposição interna para enfrentar as dificuldades inerentes a este processo.

Existe uma receita para quem já é idoso usufruir com plenitude desta fase da vida?
Dra. Lia Mara – Não existe. Mas, acima de tudo, é importante que as pessoas se mantenham ativas o maior tempo possível, sendo necessário que se previnam condições de estresse e ansiedade, que se estimule o cérebro com atividades que desenvolvam o raciocínio lógico, a memória e também a linguagem e que se faça um acompanhamento médico regular para identificar problemas de saúde crônicos que podem agravar-se com a idade.

A 14ª Jornada Médica do Alto Jacuí e o 8º  Simpósio de Enfermagem do Alto Jacuí são promovidos pela Unimed Alto Jacuí e Faculdade de Medicina da UPF com o apoio da Prefeitura de Campos Borges e o patrocínio de Laboratório Camargo, Dr. Jackson Jacques de Castro, Unident, Unicred, Endoscopia Digestiva do Hospital Annes Dias, Clínica Médica Pró Vida e Mantecorp Farmasa.

Mais informações em www.unimed.coop.br/altojacui/jornadamedica.

(Assessoria de Comunicação da Unimed Alto Jacuí)

Postado em 09 maio 2014 07:54 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop