IBIRUBÁ – Seminário: apresentação da pesquisa dos idosos no meio rural

Postado em 26 março 2014 07:40 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Realizou-se dia 18 de março às 14 horas, no plenarinho da Câmara de Vereadores, Seminário de divulgação dos dados sobre a pesquisa dos idosos no meio rural, onde a pesquisa teve como objetivo de analisar as condições gerais de saúde dos idosos rurais que integram os municípios do Alto Jacuí, bem como se constituem os espaços de sociabilidades presentes no seu cotidiano e suas trajetórias de vida. Participaram da pesquisa idosos das Comunidades de Alfredo Brenner, Arroio Grande, Boa Vista, Linha Pulador Norte, Várzea, Linha Cinco e Seis, Linha Pulador Sul, Pinheirinho, Rincão Seco, São Lucas, São Paulo Pontão, Santo Antônio do Bom Retiro Santo Antônio do Triunfo, Linha Oito.

Participaram 60 idosos, 27 do sexo masculino e 33 feminino, idades entre 60 a 99 anos, casados, viúvos e solteiro, 28 mulheres e 25 homens, 88,34% tem escolaridade até o lº Grau incompleto, são aposentados mas a grande maioria continuam trabalhando, por conta própria, na propriedade ou em casa. Um percentual de 68,34% tem a renda entre 1 a 5 salários mínimos, 58% dos idosos tem filhos, e 28,36% moram com os filhos, percebeu-se que há uma tendência das mulheres morarem com os filhos, quando viúvas, 50 % dos entrevistados não mudariam por nenhum motivo, e se tivesse que mudar seria por necessidade. A maioria atua na atividade rural a mais de 40 anos. 98,34 % dos idosos afirmam que a renda da família é da atividade rural, somente 10% dependem da aposentadoria como única renda. 88,34 % das terras são próprias e 85% da mão de obra é familiar.

Os idosos 81,67% afirmam que tem sucessores, filhos, genros, netos, irmãos, os que não tem, apontam como motivo a pouca terra, êxodo rural, ou que os filhos escolherem outras profissões, 26% valorizam a paisagem, os animais e a natureza, 26% a comunidade e 22% valorizam o trabalho.

Apontaram o êxodo rural como mudanças na população de sua Comunidade, 55,55% dos idosos, também 6,66% que a comunidade está envelhecida.

Dados apresentados servirão de parâmetros para planejamento de atividades, o idoso necessita estar engajado em atividades que o façam sentir-se útil e lhe proporcionam prazer e felicidade, é imprescindível que a sociedade e a família assegurem a dignidade e os direitos sociais e garantem ao idoso a participação no local ondem vivem, proporcionando bem-estar social, desenvolvimento saudável e ativo nos planos físicos, social e cultural.

Os dados da pesquisa estão a disposição na Secretaria da Saúde ou EMATER-RS/ASCAR.

Está pesquisa foi realizada através do Programa Rede Leite/ Projeto da UNICRUZ- GIEEH e Ciência, em parceria com a EMATER/RS-ASCAR, Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Saúde, juntamente com as Agentes Comunitárias de Saúde.

(Cleber André Engel – Interino do Departamento de Comunicação Social da Prefeitura de Ibirubá)

Postado em 26 março 2014 07:40 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop