Tapera contra o mosquito da dengue. Campanha visa prevenção da doença

Postado em 25 março 2014 07:24 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Secretaria Municipal de Saúde de Tapera encontrou mosquitos Aedes aegypti, transmissores da dengue, na região central do município. De acordo com a secretária da Saúde, Maria Lizete Orth, apesar de o inseto não estar contaminado com a doença, é necessário que a comunidade taperense se engaje na campanha de prevenção para que nenhum caso de dengue seja registrado em Tapera. “Não há episódios da doença. A ação é preventiva para evitar que cheguemos a situações extremas”, comentou.

Seguindo orientações do Ministério da Saúde e da Secretária de Saúde do Estado, a Secretaria Municipal delimitou uma área para vistoria das residências, orientação aos moradores e recolhimento de materiais que poderão tornar-se reservatórios de água para proliferação do mosquito. A área atenderá a Rua Tiradentes, esquina com as Ruas Farroupilha e Tancredo Neves, abrangendo a Rua Arsênio Vieira, seguindo pela Pedreira, contornando a Cooperativa Cotrisoja, e voltando para as Ruas Nilo Peçanha, Garibaldi e Guido Mombelli.

A campanha de prevenção e combate ao mosquito da dengue vem sendo realizada continuamente. Com o grande volume de chuva registrado na última semana, os cuidados precisam ser redobrados quando a questão é o acúmulo de água. Os reservatórios podem ser de grande ou pequeno porte (caixas d’água, vasos e pratos de plantas, latas, garrafas, pneus, embalagens em geral jogadas no pátio, calhas e ralos) ou naturais (trocos de árvores e plantas).

Transmissão – a dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aedes aegypti e Aedes albopictus), que picam durante o dia e a noite, ao contrário do mosquito comum, que pica durante a noite. Os transmissores de dengue proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis), em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas etc.). O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.

Os sintomas são:

Dengue Clássica – febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica – os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta: dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida, sangramento pelo nariz, boca e gengivas, manchas vermelhas na pele, sonolência, agitação e confusão mental, sede excessiva e boca seca, pulso rápido e fraco, dificuldade respiratória, perda de consciência. Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.

(Kelly Cristina Lopes – Diretora de Cultura de Tapera)

Postado em 25 março 2014 07:24 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop