NÃO-ME-TOQUE – Equipe de enfermeiros recebe treinamento para tratar de Mucopolissacaridose tipo 6

Postado em 25 março 2014 07:12 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Mucopolissacaridose de tipo 6 ou também chamada de Doença de Maroteaux-Lamy é uma deficiência no sistema lisossômico da célula humana. Essa é uma patologia hereditária que não precisa de histórico familiar para uma pessoa desenvolver a doença.

Os primeiros sintomas da MPS 6, podem aparecer com até os dois anos de idade em uma criança. A inteligência não é afetada, mas a aparecia sofre alterações. Os sintomas são percebidos na boca, nariz, olhos e articulações, que começam a deformar. Existem dois tipos dessa patologia. A de evolução rápida onde os sintomas são perceptíveis em pouco tempo, e a Mucopolissacaridose de evolução lenta em que os sintomas são mais fracos e menos perceptíveis. Essa é uma doença que não foi descoberta a cura até hoje. O tratamento foi regulamentado pela Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) em 2009. A reposição enzimática (Naglazyme) pode auxiliar e aliviar os sintomas, porém o tratamento precisa ser continuo para surtir efeito.

No Brasil estima-se que 1 à cada 340 mil nascidos desenvolve essa doença.

Na tarde do dia 13 de março, as enfermeiras do Hospital Notre Dame Júlia Billiart, juntamente com a equipe de apoio receberam treinamento especializado para realização da aplicação do tratamento para a Mucopolissacaridose tipo 6, nas dependências da instituição. A capacitação foi ministrada pela enfermeira Camila Munemassa representante do Laboratório Bio Marim, do Rio de Janeiro, o qual distribui este medicamento. Acompanhada da enfermeira também se fizeram presentes o representante comercial do Laboratório, senhor Gustavo Ciminelli e Deise Zanin Presidente da AGMPS ( Associação Gaúcha de Mucopolissacaridoses) .

O Hospital Júlia Billiart realizou essa tarde de capacitação, pois está recebendo um paciente de Não-Me-Toque portador da doença que precisa receber a medicação semanalmente.

Postado em 25 março 2014 07:12 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop