Proibição da venda do leite Elegê é estendida a todo o estado do Rio

Postado em 25 março 2014 06:54 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon estadual, instalou no dia 21 de março de 2014 processo administrativo para suspender a venda do leite Elegê em todo o estado do Rio de Janeiro, tanto em sua fórmula integral, quanto desnatado e semi-desnatado.

O governo do estado segue, portanto, as providências já adotadas pelo Procon municipal, de proibir a comercialização do produto e seus derivados em todos os supermercados e demais pontos de varejo da cidade do Rio de Janeiro.

Fiscais do Procon estadual estiveram durante todo o dia em supermercados de várias cidades da região metropolitana — Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São João de Meriti — para entregar o auto de instauração do processo diretamente aos gerentes dos estabelecimentos.

Nele, os gerentes ficam responsáveis por informar a todas as lojas da rede de supermercados em que trabalham sobre a proibição da venda do produto, e os estabelecimentos deverão receber de volta, dos consumidores, as embalagens do leite Elegê vendido, devolvendo, em dinheiro, o valor pago.”A fiscalização também irá recolher amostras de cada lote do leite Elegê à venda para serem analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro Noel Nutels (Lacen-RJ)”, diz a nota.

O leite retirado das prateleiras ficará guardado nos próprios supermercados, e a venda permanecerá suspensa pelo menos até sair o resultado dos exames. Os estabelecimentos que não acatarem a determinação serão multados.

De acordo com o processo do Procon estadual, a Brasil Foods, empresa detentora da marca Elegê, também deverá examinar as amostras de todos os lotes do leite Elegê à venda. O teste deve ser feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em amostras recolhidas após a instalação do processo.

(Agência Brasil)

Postado em 25 março 2014 06:54 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop