SAÚDE – Saiba quais são os benefícios das fibras em nossa alimentação

Postado em 15 junho 2012 09:46 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Alimentar-se bem é essencial para a manutenção da saúde e para o bom funcionamento do organismo. Existem algumas substâncias que são significativamente importantes para a prevenção de algumas doenças, tais como as fibras, contudo elas protegem o organismo e contribuem para o tratamento de afecções, como o diabete mellitus, dislipidemias, diverculites, hemorróidas, câncer de colo do útero e obesidade, aumentam o volume de evacuações, regulam o tempo da digestão e diminuem a pressão da luz intestinal.

Em geral, os alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, leguminosas e cereais integrais, são ricas fontes de fibras alimentares. Por desconhecimento, muitas pessoas preparam estes produtos de maneira inadequada, fazendo com que as propriedades e benefícios sejam desperdiçados.

Ao comer uma fruta, tem a predileção por descascá-la, tal opção pode ser prejudicial ao aproveitamento das fibras que, frequentemente, estão concentradas nessa parte do alimento.

Dê preferência a alimentos e legumes crus e vegetais folhosos, como alface, agrião, escarola, repolho, entre outros. È indicado consumir, no mínimo, de 25 a 30 gramas de fibras diariamente. Não consumir fibras regularmente pode contribuir para problemas intestinais, como dores e desconfortos durante a digestão e eliminação de fezes. Para tanto, abuse dos alimentos integrais e evite os refinados, como os pratos preparados com farinhas.

Lembre-se que para programar sua dieta e atingir seu peso ideal, considere seu estilo de vida.

“Alimentação equilibrada é vida prolongada”

ALINE PREDIGER

Nutricionista 8835 D, personal diet, domiciliar e clínica

Postado em 15 junho 2012 09:46 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop